Hospital de Base | Serviços

Litotripsia Extracorpórea para Ondas de Choque (LEOC ou LECO)

Considerado como um procedimento não invasivo, ambulatorial e com baixo índice de complicações, a LECO é indicada e realizada por urologistas, sendo de responsabilidade do médico assistente a indicação e o seguimento após litotripsia. Este procedimento é uma alternativa para o tratamento dos cálculos urinários e já é encontrado no Hospital de Base, com o equipamento mais avançado do mercado e pode ser feito com a presença de um anestesiologista, com o intuito de realizar um procedimento indolor.

Durante o tratamento, um sistema de monitoramento com vídeo, acoplado aos equipamentos de ultrassonografia e raios X, localiza os cálculos com precisão.

Sobre a realização do exame:

A LECO é um procedimento terapêutico que não necessita de incisões e é destinado a fragmentar (quebrar) cálculos das vias urinárias por meio de ondas mecânicas de acordo com o tipo de equipamento. Para a realização do procedimento, o paciente é colocado deitado em posição dorsal ou ventral (barriga para cima ou para baixo), com a região anatômica onde se encontra o cálculo sobre uma bolha recoberta com gel, por onde as ondas de choque se propagam. Com ajuda da fluoroscopia (Raio X em tempo real) ou ultrassonografia, o cálculo é posicionado no chamado ponto focal (“mira”). Iniciam-se então os disparos das ondas que se convergem para este foco, levando à fragmentação do cálculo em pedaços menores, passíveis de eliminação espontânea.