Hospital de Base | O Hospital


CIATOX- Centro de Informação e Assistência Toxicológica

O CIATOX conta com 25 estagiários do Curso de Medicina da FAMERP, e profissionais da Residência de Vigilância em Saúde que realizam os atendimentos sempre sob supervisão dos coordenadores.

CIATOX - Centro de Informação e Assistência Toxicológica

Telefones

3201-5000 - Ramal: 1560 | 3201-5175

Horário de Atendimento:

  • Atendimento telefônico 24 horas por dia, 7 dias por semana.

  • Avaliação presencial somente quando atendido nas dependências do Hospital de Base e Hospital da Criança.

Coordenador: Dr. Carlos A. Caldeira Mendes

Farmacêutica: Dra. Gisela Cipullo Moreira

Secretária: Roselange A P Dias

 

Entre as funções do CIATOX, as principais são:

1
Fornecer orientações sobre diagnóstico e tratamento das intoxicações exógenas e acidentes por animais peçonhentos para a população em geral e para os profissionais de saúde por telefone ou presencial, quando esses atendimentos ocorrem nas próprias dependências do Hospital de Base.

 

2

Notificar todos os atendimentos ao SINITOX - Sistema Nacional de Informações Tóxico-farmacológicas da Fundação Osvaldo Cruz, órgão do Ministério da Saúde. Ele recebe as informações dos 33 centros de intoxicações de todo país e produzem as estatísticas dos atendimentos realizados por estes centros, além do Instituto Butantã, de São Paulo, para ajudar a traçar o perfil das intoxicações que acontecem em todo país.

 

3

Ser o órgão formador e de ensino, ministrando aulas e palestras para outros profissionais de saúde da região de São José do Rio Preto que lidam constantemente com casos de intoxicação nas emergências e em situações de vigilância sanitária, além de oferecer 25 vagas de estágio para alunos do quarto ano de medicina que atuam como plantonistas, sob a supervisão direta do coordenador médico, 24 horas por dia, 7 dias por semana.

 

Galeria de Fotos