Hospital de Base | Notícias


Ações humanizadas no HCM garantem acolhimento e esperança para quem está em tratamento - 12/04/2024

Pacientes do Hospital da Criança e Maternidade (HCM) ganham presentes e eventos surpresa nesta quinta e sexta-feira (11 e 12)

 

Desde que nasceu, Kauã Felipe Santana Torres, de 11 anos, faz tratamento médico no Hospital da Criança e Maternidade (HCM) de Rio Preto. O Exame do Pezinho foi fundamental para diagnosticar anemia falciforme, doença em que os glóbulos vermelhos assumem o formato de foice e as células morrem prematuramente. “A rotina hospitalar é muito pesada, mas as ações humanizadas que acontecem no HCM, especialmente as festas em datas comemorativas, trazem alívio e leveza, tanto para as crianças quanto para os pais”, afirma Nilsa Cruz Santana, mãe do garoto.

As ações humanizadas são realizadas pelas nossas instituições e por parceiras do complexo Funfarme (Fundação Faculdade Regional de Medicina de Rio Preto). Nesta semana, duas grandes festas foram realizadas, levando alegria e esperança para quem está em tratamento médico: Páscoa Solidária 2024, organizada pelo Instituto Recomeçar em Amor, na quinta-feira (11), e Visita de Personagens para entrega de perucas e gorros, organizada pela Missão Atamor, nesta sexta-feira (12).

Na quinta-feira, Kauã ficou encantado ao entrar no hall do 6º andar do HCM. Afinal, o local estava repleto de ovos de páscoa, bombons, cenourinhas com chocolate, cupcakes, sorvetes, frutas, refrigerantes e salgadinhos, entre outras guloseimas. Com as mãos cheias de doces, os olhos brilhando e um lindo sorriso no rosto, Kauã estava empolgado com a festa. “Nem parece que estamos no hospital. Aqui é muito legal, sempre tem uma surpresa diferente”, disse. 

Cada paciente internado no HCM recebeu um kit contendo um ovo de páscoa com 250 gramas, uma caixa de bombom, chocolate Bis e uma cenoura com chocolate. Para evitar aglomerações, as crianças de cada andar desceram em esquema de rodízio, sempre acompanhadas por pais, responsáveis e equipe de enfermagem. Na recepção do HCM, os carrinhos de pipoca e algodão doce complementaram a decoração e despertavam o interesse de adultos e crianças. Todos os alimentos foram supervisionados pelos nutricionistas do hospital, responsáveis por acompanhar a dieta dos pacientes.

 “Páscoa é um momento de renovação e fé e esperança. Por isso, há pelo menos um mês estamos trabalhando para realizar esta festa, que é tão importante para os pacientes e para os pais”, afirma Aida Modesto, presidente do Instituto Recomeçar em Amor.

 

Vista dos personagens

Já na sexta-feira, o HCM foi invadido por um grupo de personagens: Pato Donald e Pateta, princesa Aurora, príncipe e Malévola, Peter Pan, Jessie (Toy Story) e Capitão América percorreram alguns andares do hospital para entregar perucas de fantasias feitas em lã e gorros com cachecóis para “aquecer” o coração de quem está em tratamento.   

Para a vice-diretora Administrativa do HCM, Dra. Maria Lúcia Luiz Barcelos Veloso, a ajuda de instituições parceiras é fundamental para quem está em tratamento. “A gente consegue ver a alegria no rostinho de cada paciente e, com isso, a esperança nos olhos das mães. É uma dose de leveza. As festas que aconteceram nesta semana são exemplos a serem seguidos”, disse.  

O pequeno Emmanuel Rodrigues dos Santos, de 7 anos, ficou muito feliz ao receber um gorro verde e cinza. Portador do espectro autista, ele faz acompanhamento no HCM desde o ano passado para investigar possíveis linfonodos. “Como eu já visitei outros hospitais, vejo que essas ações são muito importantes para as crianças. O hospital costuma ser um ambiente um pouco triste, apesar de ver que aqui as crianças são muito felizes. Normalmente as crianças ficam muito quietinhas e esse tipo de ação faz com que elas fiquem felizes e possam se divertir como se não estivessem doentes. É um gesto de amor muito simples, mas que torna o dia a dia mais alegre do que o normal”, disse Silmara Cândida Rodrigue, mãe do paciente.

“As festas transformam a rotina hospitalar. É uma experiência que ressignifica a vinda das crianças para além dos procedimentos invasivos ou algumas consultas. Elas têm a oportunidade de ter a valorização da infância por meio dessas ações e vão se lembrar que são crianças mesmo estando dentro do hospital”, afirmou Daniela Barbosa Dias, psicóloga do HCM. “Para as famílias, é sempre muito importante perceber a alegria e satisfação das crianças nesses momentos”, destacou.

 

Comitê de Experiência do Paciente

A Funfarme destaca-se em todo o país por ser um dos poucos centros que conta com um o Comitê de Experiência do Paciente, que ajuda no desenvolvimento de ações em que o paciente está no centro do cuidado. Através do Conselho Consultivo de Paciente e Familiares, os hospitais envolvem os pacientes e familiares na discussão para a toma de decisões que melhorem suas experiências.

Criado em setembro de 2022, o grupo é formado por representantes dos Hospitais e Unidades da Funfarme, pacientes, ex-pacientes e familiares, que se reúnem de forma voluntária para cocriar, ou seja, avaliar e sugerir melhorias na estrutura e nos serviços oferecidos pela instituição. A partir desses encontros, a instituição avalia a relevância das reivindicações e viabilidade da implementação das medidas propostas.

 

Alianças Estratégicas

Alianças Estratégicas é o nome do departamento de Captação de Recursos da Funfarme, responsável por firmar parcerias com empresas, instituições privadas, pessoas físicas, parlamentares e políticos das esferas municipal, estadual e federal para obter suporte financeiro para investir em atendimento médico a quem precisa.

Em todo o mundo, a medicina de alta performance tem um custo muito elevado. E o complexo hospitalar da Funfarme, considerado como um dos maiores do Brasil, reserva 60% dos atendimentos aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), contudo, mensalmente atende percentual muito maior, chegando a 80% do total.

O complexo Funfarme é ligado à Faculdade de Medicina de Rio Preto (Famerp) e reúne o Hospital de Base (HB), o Hospital da Criança e Maternidade (HCM), o Ambulatório Geral de Especialidades, o Hemocentro de Rio Preto e a unidade do Instituto de Reabilitação Lucy Montoro de Rio Preto. Além disso, também administra o Hospital Municipal Dr. Domingo Marcolino Braile, Rede Lucy Montoro de Fernandópolis, Ambulatório de Especialidades Médicas (Ame) de Fernandópolis, Hemonúcleo de Catanduva e Unidade de Teleatendimento de Santa Fé do Sul. Portanto, é referência para o atendimento de mais de 1,7 milhão de habitantes dos 102 municípios sob a jurisdição do Departamento Regional de Saúde de Rio Preto (DRS-15), da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo.

Em todo o complexo hospitalar são quase 800 mil atendimentos por ano, feitos por 1.630 médicos e outros 1,7 mil profissionais da Saúde. No total, são mais de 8 mil colaboradores que garantem assistência 24 horas, ao custo médio de R$ 2 milhões por dia.

O setor de Capitação de Recursos, inaugurado em 8 de novembro de 2016, nasceu de uma parceria com o Grupo Rodobens (um dos 100 maiores conglomerados empresariais do Brasil) e se tornou fundamental para driblar a crise econômica do país e a redução de recursos e investimentos no SUS, que impactam na qualidade do serviço prestado. Nas Alianças Estratégicas, cada centavo é transformado em saúde, já que todo valor arrecadado é revertido em inúmeros benefícios aos de usuários da saúde pública.  

O dinheiro dos parceiros é destinado a projetos que beneficiam pacientes com câncer, garantem o parto humanizado, ampliam o tratamento adequado em mais de 60 especialidades, valorizam a luta contra a violência infanto-juvenil e asseguram dignidade nos cuidados paliativos. São projetos que visam oferecer melhor qualidade de vida.

 

Parceiros do Bem ajudam a manter o atendimento público

O custeio de todo o valor excedente para manter a qualidade do atendimento SUS é resultado da colaboração dos chamados “Parceiros do Bem”, ativos em mais de 60 cidades do noroeste paulista e de outros Estados brasileiros. Atualmente, as Alianças Estratégicas contam com mais de 170 parcerias firmadas, que ajudam por meio de Imposto de Renda, eventos, doações e investimentos através de contrapartidas dos governos federal e estadual. Ao todo, os Parceiros do Bem realizaram mais de 100 eventos beneficentes entre 2022 e 2023, como leilões de gado, almoços, jantares, caminhadas, rifas e outras ações.

Ao longo dos 12 meses do ano anterior, o setor de Capitação de Recursos contou com apoio de 113 empresas incentivadas, 249 empresas apoiadoras diretas e 12 parlamentares, além de ter realizado 12 campanhas e outros 63 eventos em 53 cidades da região noroeste do Estado de São Paulo.

Este trabalho, resultado da solidariedade coletiva, é o que garante que todos os pacientes da rede pública recebam a mesma excelência em medicina disponível no sistema privado, como acesso à tecnologia de ponta, a exemplo da cirurgia robótica feita com a plataforma Da Vinci Xi (que custou R$ 12 milhões à Funfarme), entre outros aparelhos.

 

Formas de doação:

  • LEIS DE INCENTIVO FISCAL

Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FUMCAD), Conselho Municipal dos Direitos dos Idosos (CMDI), Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (Pronon), Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (Pronas/PCD), Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Condeca), Imposto de Renda.

 

  • EVENTOS E CAMPANHAS EM MUNICÍPIOS

Bazares, caminhadas, corridas, jantares, leilões de gado e quermesse podem se transformar em ações solidárias.

 

  • PATROCÍNIOS E EVENTOS

Empresas podem ser parceiras adquirindo cotas de patrocínios de eventos e patrocinando projetos específicos da instituição.

 

  • DOADOR DE PRODUTOS E SERVIÇOS

Empresas e pessoas físicas que doam produtos e/ou serviços.

 

  • MARKETING SOCIAL

Empresas e pessoas físicas que realizam campanhas de marketing relacionado à causa de saúde e bem-estar podem destinar parte da renda obtida com a venda de seus produtos ou serviços.

 

  • EMENDAS PARLAMENTARES

Parlamentares podem indicar emendas ao Orçamento Geral da União para incluir recursos que podem ser destinados aos hospitais do complexo Funfarme.

 

  • DOAÇÃO EM DINHEIRO

Pelo site do Hospital de Base, é possível doar cotas nos valores de R$ 20, R$ 50 ou R$ 100. A contribuição pode ser feita por meio de cartão de débito ou crédito, débito em conta, boleto ou pelo pix doehb@hospitaldebase.com.br. Para mais informações, acesse: https://www.hospitaldebase.com.br/doe/  

 

  • SORTE SAÚDE

Título de capitalização do Hospital de Base (HB), no valor de R$ 10. Quem compra, concorre a prêmios em dinheiro.

 

Últimas notícias

Ações humanizadas no HCM garantem acolhimento e esperança para quem está em tratamento

Pacientes do Hospital da Criança e Maternidade (HCM) ganham presentes e eventos surpresa nesta quinta e sexta-feira (11 e 12) Desde que nasceu, Kauã Felipe...

Colaborador da Facchini ganha R$ 150 mil do Sorte Saúde

A parceria do Hospital de Base (HB) de Rio Preto com a Facchini S.A., uma das líderes do mercado de implementos rodoviários no Brasil, em prol de mais...

Natália Toscano e Sabrina Cury realizam ‘Confra do Bem’ em prol do setor de Oncologia do HCM

Mais de 200 mulheres aderiram à ação, que tem renda revertida para a compra dois equipamentos para o setor A influencer Natália Toscano, esposa do cantor...

Complexo Funfarme promove ação para os colaboradores em prol do dia da Atividade Física

Complexo Funfarme promove ação para os colaboradores em prol do dia da Atividade Física Nesta semana, a Fundação Faculdade Regional de Medicina (Funfarme)...

Potirendaba realiza leilão de gado em prol do Hospital de Base

Voluntários da cidade de Potirendaba realizam o 7º Leilão de Gado em prol do Hospital de Base (HB), de São José do Rio Preto, neste domingo (7), a partir...

Influencers realizam ‘Confra do Bem’ em prol da Oncologia Pediátrica do HCM

Toda a renda do coquetel será revertida para a compra dois equipamentos para o setor, que mantém 150 crianças em acompanhamento A influencer Natália...

Show de César Menotti & Fabiano terá renda revertida para o HB de Rio Preto

Começa nesta quinta-feira (4) a Festa do Peão de Boiadeiro de Uchoa, em comemoração aos 98 anos de Emancipação Político-administrativa da cidade, no...

Comunicação eficiente e trabalho em equipe promovem a saúde do paciente

Campanha Nacional realizada em abril mobiliza profissionais de saúde a refletirem sobre a Segurança do Paciente. A cada ano, o mês de abril marca um período...

Hospital Municipal de Rio Preto conquista acreditação ONA 1, selo com padrão nacional de qualidade

Hospital Municipal Dr. Domingo Marcolino Braile é a primeira instituição municipal no noroeste paulista a conquistar o selo Em seu primeiro ano de...

Gestante em tratamento contra o câncer toca sino da remissão e é surpreendida com ingressos para show

Nesta quinta-feira, dia 28 de março, a paciente Sirlene de Freitas Vilela, de 43 anos, grávida de 32 semanas, recebeu dois presentes que a emocionaram: a...

Rede Sentinela da Funfarme reforça a segurança da vacina de Covid-19

Trabalho realizado pelo Núcleo Hospitalar de Epidemiologia da Funfarme foi apresentado para a Rede Sentinela de Vigilância Ativa do Ministério da Saúde e da...

Deputado Estadual Major Dimas Mecca visita Funfarme e doa sangue ao Hemocentro

O deputado estadual Major Dimas Mecca Sampaio (PL-SP) visitou nesta sexta-feira, dia 22 de março, o Complexo Funfarme de São José do Rio Preto, formado pelo...

Governador em exercício do Estado, Felício Ramuth, visita o HCM, referência para o Brasil

O governador em exercício do Estado de São Paulo, Felício Ramuth, e o secretário estadual da Saúde, Dr. Eleuses Paiva, visitaram o complexo Funfarme, de...

Orçamento da União reserva R$ 60 milhões para Funfarme investir na CardioPedBrasil® – Centro do Coração da Criança e na Oncologia do HCM

O complexo Funfarme irá receber este ano R$ 60 milhões para investir na ampliação da CardioPedBrasil® – Centro do Coração da Criança e no Serviço de...

Hemocentro Rio Preto realiza mutirão em faculdade e cadastra mais de 550 pessoas no Redome

O Hemocentro Rio Preto realizou, de 4 a 7 de março, uma campanha para cadastros de doadores de medula óssea. O mutirão, organizado em parceria com a UNIP -...

Hospital da Criança e Maternidade encontra coração de doador em tempo recorde e salva criança de 3 anos

A CardioPedBrasil® – Centro do Coração da Criança do Hospital da Criança e Maternidade (HCM), de São José do Rio Preto (SP), realizou, no último...

Abertas inscrições do II Fórum Multidisciplinar de Transtorno do Espectro Autista (tea)

O Hospital da Criança e Maternidade promove o 2º Fórum Multidisciplinar de Transtorno do Espectro Autista (TEA). O Fórum será realizado no dia 5...

Facchini adere à rede de solidariedade em prol do Hospital de Base

Empresa adquiriu 1.000 títulos de capitalização Sorte Saúde para promover ação com os colaboradores A Facchini S.A. aderiu à rede de solidariedade em...

HB e Secretaria de Saúde de Rio Preto oferecem exames gratuitos no Dia Mundial do Rim

O Hospital de Base (HB), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Rio Preto realiza nesta quinta-feira,14, uma campanha com exames gratuitos em mais...

CIP abre inscrições para estudo da vacina contra Covid-19 em crianças

O Centro Integrado de Pesquisa Clínica (CIP Vacinas) do Hospital de Base de SJRP abriu inscrições, nesta terça-feira, 12 de março, para crianças com idade...

Ver todas