FUNFARME Hospital de Base HCM Ambulatório Hemocentro Lucy Montoro webmail
FONE 17 3201-5000
São José do Rio Preto | SP

GERÊNCIA DE RISCO

REDE SENTINELA ANVISA

O Hospital de Base em parceria com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) é considerado um hospital Sentinela e participa da Rede Sentinela de Hospitais, cujo objetivo é ampliar e sistematizar a vigilância sobre produtos de saúde e assim promover melhores serviços e condições de trabalho.

A Rede Sentinela está implantada nos principais hospitais do país, atuando em três grandes áreas: Tecnovigilância, Farmacovigilância e Hemovigiância. Os hospitais-sentinela devem acompanhar o desempenho e eficácia de medicamentos, equipamentos, artigos de uso médico, sangue e seus derivados. Possíveis efeitos adversos detectados, prejudiciais à saúde dos pacientes e/ou dos profissionais, serão notificados a ANVISA.

O que é ANVISA?

É o órgão responsável pela vigilância em todo o país. A ANVISA define se um produto de saúde será mantido ou retirado do mercado. Todos os problemas evidenciados pela ANVISA são comunicados à Organização Mundial de Saúde (OMS), o que beneficia a saúde do Brasil e do mundo.

Qual o papel dos profissionais de saúde do Hospital de Base?

A Atuação dos profissionais de saúde é fundamental para o sucesso da Rede Sentinela. Qualquer suspeita com relação a algum medicamento, equipamento, artigo de uso médico, sangue (e derivados) e até mesmo produtos de limpeza deve ser comunicada à equipe de Gerência de Risco. A equipe vai analisar cada notificado, para decidir se será preciso comunicar a ANVISA. Para notificar há um formulário disponível na INTRANET.

Tecnovigilância
Detecção de eventos adversos relacionados a equipamentos, artigos de uso médico e até saneantes e materiais de limpeza.
Farmacovigilância
Identificação e avaliação dos efeitos adversos de medicamentos em pacientes expostos a tratamentos específicos.
Hemovigilância
Detecção, obtenção de dados e análise dos efeitos indesejáveis de transfusão de sangue em todo o seu processo.
Fone: 17 3201-5000 Av. Brigadeiro Faria Lima, 5544
15090-000 - São José do Rio Preto - SP
Hospital de Base © 2004 . 2016 - Todos Direitos Reservados
CRIAÇÃO DE SITES W3 MÍDIA