Hospital de Base | Centro de reabilitação Lucy Montoro Rio Preto


Centro de reabilitação Lucy Montoro Rio Preto

O Governo do Estado de São Paulo, por meio das Secretarias de Saúde e dos Direitos da Pessoa com Deficiência, criou a Rede de Reabilitação Lucy Montoro para atender pessoas com deficiência física ou doenças potencialmente incapacitantes.

A unidade de São José do Rio Preto foi inaugurada no dia 28 de julho de 2011 e iniciou suas atividades em setembro do mesmo ano, com direção de Dra. Regina Chueire. A instituição é referência nacional no tratamento de vítimas de traumatismo craniano, dor crônica, lesão medular, doenças incapacitantes, paralisia cerebral e más formações.

A rede conta com a parceria com a FUNFARME/HB, sob direção de Dr. Horácio José Ramalho, e abrange mais de 160 cidades nas Divisões Regionais de Saúde de Rio Preto, Barretos e Araçatuba, prestando atendimento às pessoas com deficiência física e doenças potencialmente incapacitantes, sem limite de idade e com equipamentos de alta tecnologia.

O Instituto Lucy Montoro é administrado pela Funfarme e presta atendimento gratuito, com ênfase em três áreas: auxílio ao paciente, para que aceite a deficiência, atuar para alcançar a melhor recuperação possível e, posteriormente, inseri-lo no mercado de trabalho.

O Instituto de Reabilitação engloba todas as etapas do tratamento. O paciente é primeiramente avaliado por uma equipe multidisciplinar, incluindo psicólogo, que também atua junto à família. Depois, o paciente é encaminhado à fisiatria, serviço social, terapia ocupacional, condicionamento físico, fonoaudiologia e nutrição.

A instituição possui equipamentos de última geração e contará com simuladores de marcha e de equitação, equipamentos robóticos e uso de videogame para tratamento, além de um centro de aplicação de toxina botulínica (botox).

O local também conta com oficina profissionalizante e lazer, com encaminhamento para o mercado de trabalho e centro de formação de residente na área de reabilitação, curso para cuidadores e comunidade, além de oficina de prótese.

Serviços:
- Fisiatria
- Serviço Social
- Psicologia
- Fisioterapia
- Terapia Ocupacional
- Condicionamento Físico
- Fonoaudiologia
- Nutrição
- Enfermagem
- Oficina Profissionalizante
- Oficina de Cultura e Lazer
- Tratamento especial de escaras
- Centro de aplicação de Toxina Botulínica
- Centro de equipamentos robóticos (na 2ª fase)
- Laboratório de Marcha e Podobarometria (na 2ª fase)

Acesse o site: http://redelucymontoro.org.br/

Contato: 17 32015252 ou 32015254