FUNFARME Hospital de Base HCM Ambulatório Hemocentro Lucy Montoro webmail
FONE 17 3201-5000
São José do Rio Preto | SP

VOLUNTÁRIOS

Para ser voluntário:

- Tem que se inscrever no escritório do HB, que localiza dentro do hospital, ou pelo telefone 32015000, ramal: 1306.

- Passa por uma entrevista e realiza 50 horas de experiência.

- Após a experiência, a pessoa se torna voluntária efetiva e escolhe o melhor dia e horário para a ação.

Secretaria / Administração da AVOHB:

Segunda à Sexta-Feira, das 8h às 11h e das 14h às 17h.


Alguns tipos de voluntários:

  • Cão Afeto[+]

    O projeto Cão Afeto começou suas atividades no Hospital da Criança e Maternidade em outubro de 2015 e busca levar as crianças hospitalizadas e à equipe do hospital os benefícios da interação homem-animal: carinho, sensação de acolhimento, bem-estar, distração e humanização do ambiente hospitalar.

    Coordenado por Laís Milani e Laura Torrezan, o projeto conta com a colaboração de Bud, Linda, Lola e Mel, cães que foram preparados para esta atividade nos quesitos de saúde e comportamento, garantindo uma interação segura e prazerosa a todos os envolvidos.

    As voluntárias e os cães visitam o HCM toda 3ª quarta-feira do mês, no hall do 7º andar e nos quartos autorizados do 6º e 7º andar.

  • Atos e Palhaços[+]

    O Grupo Atos & Palhaços, por meio da linguagem artística do clown/palhaço, desenvolve atividades lúdicas visando a comunicação e o bem estar, amenizando o stress e melhorando o clima entre as pessoas em qualquer ambiente.

    Os voluntários desenvolvem o trabalho no Hospital de Base, Hospital da Criança e Maternidade e Hemocentro há 5 anos. A Cia. Atos & Palhaços também se disponibiliza a levar para o corpo clínico sua forma de atuar para uma melhor humanização.

    Atos & Palhaços tem como integrantes Paulo Ramalho Matta Júnior e Aldo Hayrton Dezan, que usam da ?risoterapia?, que é a união do lúdico com a linguagem do palhaço circense. O grupo leva diversão a pacientes, acompanhantes, e corpo clinico e também incentivam os futuros médicos, enfermeiros e demais profissionais que atuam no ambiente hospitalar a adotarem uma ética da alegria em suas praticas profissionais.

    *Os voluntários visitam todas as 3ª feiras, das 10:30h as 12:30h o 6º e 7º andar do Hospital da Criança e Maternidade.

  • Sementes da Alegria[+]

    Com o objetivo de melhorar o ambiente hospitalar e estimular na criança a alegria, o grupo de voluntários do Sementes da Alegria se vestem de palhaços, e colocam jalecos para parodiarem a profissão do médico.

    No total, são 40 voluntários, entre atores, fotógrafos, cinegrafistas, operadores de som e auxiliares, que percorrem o 6º e 7º andar do HCM todos os sábados, das 14h30min às 17h30min.

  • Eis me aqui[+]

    O grupo Eis-me Aqui é composto por 54 alunos da Famerp (Faculdade de Medicina de Rio Preto), que se dividem em grupos de 5 ou 6 pessoas durante as visitas aos 6º e 7º andar do Hospital da Criança e Maternidade.
    O trabalho voluntário do grupo de estudantes não se limita apenas a alegrar pacientes com canções, piadas e encenações teatrais. Eles tentam, também, amenizar o clima do hospital e confortar os acompanhantes e colaboradores.
    *As visitas acontecem todas as segundas-feiras, das 18h às 21h.

  • Músico Drabzinski[+]
  • Operação Alegria[+]

    Utilizar histórias para tocar o coração das pessoas, amenizar a tensão e deixar o ambiente mais alegre. Esses são os objetivos do Grupo Operação Alegria, que atua no Hospital da Criança e Maternidade e no Hospital de Base pelo quarto ano consecutivo.

    As atividades começaram em maio de 2013, com cinco voluntárias que resgataram a tradição e a arte da contação de histórias para as crianças internadas e familiares, complementada por teatro de bonecos, músicas e oficinas de colagem, dobradura e pintura. Hoje, são 47 voluntários, que também visitam os adultos, alegrando ambulatórios e UTIs com suas histórias, aventais coloridos e sorrisos.

    O Operação Alegria visita a Oncologia do HCM todas as terças-feiras, das 9h00 às 10h30, as UTIs do 1º e 4º, o 5º, o 6º e o 7º andares, às quintas-feiras, das 14h30 às 16h00, e as mamães cangurus, no 8º andar, às quintas-feiras, das 16h00 às 16h30.

  • Só por Deus[+]

    O grupo Só Por Deus distribui leite, pão, chá e banana uma vez por semana no Ambulatório e todas as manhãs de 5ª feira no ICA.

    Composto por cerca de 20 voluntários o grupo sobrevive há 9 anos de doações. São distribuídos por semana, em média, 920 pães, além dos outros alimentos.

  • Associação Cristã Projeto Vida - Projeto Ide[+]

    O Ambulatório e o ICA (Instituto do Câncer) recebem diariamente pacientes de 102 municípios, e muitos chegam bem cedo para consultas e tratamentos.

    Os voluntários do Projeto Ide há 6 anos distribuem todas as manhãs de 6ª feira pães, leite, chá e café a pacientes e acompanhantes. Sendo distribuídos cerca de 400 pães. Os alimentos, copos descartáveis e embalagens são todos doados e eles têm o objetivo de ampliar o projeto para acompanhar o crescimento do número de pacientes e a expansão do ICA e para isso, contam com a solidariedade de todos.

  • Musicoterapia[+]

    Há um ano, toda última sexta-feira do mês no Hospital de Base é marcada por músicas clássicas e sacra.

    O grupo de musicoterapeutas é formado por oito voluntários e visita uma ala diferente a cada mês, com o intuito de alegrar os pacientes e colaboradores do hospital.

    Os voluntários desenvolvem esse trabalho em outros seis hospitais da região e acreditam que a música contribui para o tratamento dos pacientes.

  • AVOHB - Associação dos Voluntários do Hospital de Base[+]

    A Associação de Voluntários do Hospital de Base (AvoHB), criada em 13 de junho de 1993 desenvolve um papel muito importante no cenário hospitalar.

    O grupo que começou com cerca de 13 voluntários hoje é formado por cerca de 160 deles. Homens e mulheres que atuam em vários espaços do HB, como no fraldário, ambulatório, brinquedoteca do Hospital da Criança e Maternidade e no ICA.

    A AvoHB é formada por fundadores e voluntários e desenvolve o trabalho de voluntariado especialmente para pacientes do SUS. Sobrevive exclusivamente de doações e não tem vínculo governamental ou público.

    Trabalhos desenvolvidos pelo Grupo de Humanização

    ? Corte de cabelo a pacientes internados no HB
    ? Confecção de fraldas infantil (inclusive fraldas para bebês da UTI Neonatal do Hospital da Criança e Maternidade)
    ? Doação de produtos de higiene pessoal como creme dental, escovas de dente, sabonetes, sabonete líquido para pacientes das UTIs, absorventes íntimos, toalhas de banho, prestobarbas, chinelos de borracha
    ? Doação de roupas, calçados e brinquedos
    ? Organização de festas comemorativas para pacientes (como páscoa, dias das mães, festa junina, dia dos pais, semana das crianças e natal)
    ? Organização de brechós para arrecadação de fundo que são revertidos em doações a pacientes

    Os voluntários organizam bingos todos os dias para os pacientes da Hemodiálise, com brindes fornecidos por eles próprios e para os pacientes da Unidade de Transplante de Medula Óssea. Assim, é possível diminuir o sofrimento desses pacientes.

    Nas quintas e sextas-feiras o grupo organiza bingos no ICA (Instituto do Câncer) e também distribui lanches, frutas e iogurtes para pacientes e acompanhantes do Instituto e do Ambulatório. A associação também desenvolve na pediatria do Ambulatório o ?Cantinho da Leitura?, onde as crianças desenham e as voluntárias contam histórias.

    Além de roupas, a AvoHB também recebe doações de produtos ortopédicos, cadeiras de rodas, muletas, bengalas, cadeiras de banho.

    Diretoria da AvoHB
    Presidente: Heloísa M. L. V. Siqueira
    Vice-presidente: Maria de Lourdes Pavanello

    Tesouraria
    1ª Tesoureira: Edinete Maria M. Nemer
    2ª Tesoureira: Juçaina M. B. Goulart

    Secretaria
    1ª Secretária: Sueli Buzzini Merighi
    2ª Secretária: Lea Silvia G. S. Rosa

    Conselho Fiscal
    Maria Cristina Ortega Rosa
    Maria do Carmo Barcelos Silveira

  • Xo Dodói[+]

    Há 12 anos os voluntários do Xô Dodói amenizam o sofrimento e trazem alegria e descontração aos pacientes, acompanhantes e colaboradores do Hospital de Base e do Hospital da Criança e Maternidade. O objetivo do grupo, que tem como integrantes Antonio Carlos Signorini, Carlos Cezar Coltro e Junior Mauad, é fazer todos sorrirem.
    *Visitam o 6º e 7º andar do Hospital da Criança e Maternidade todas 6ª feiras, das 08h as 11h.

Fone: 17 3201-5000 Av. Brigadeiro Faria Lima, 5544
15090-000 - São José do Rio Preto - SP
Hospital de Base © 2004 . 2016 - Todos Direitos Reservados
CRIAÇÃO DE SITES W3 MÍDIA