Hospital de Base | Projeto Acolher


Projeto Acolher

Implantado na instituição, com objetivo de realizar acolhimento aos pacientes vítimas de violência sexual e padronizar a profilaxia pós exposição para HIV, hepatites virais, infecções sexualmente transmissíveis (IST) e prevenção de gestação, o Projeto Acolher atende pacientes suspeitos ou confirmados de violência sexual, sendo crianças e adolescentes até 14 anos atendidos na Emergência Pediátrica do HCM, mulheres atendidas na Emergência Obstétrica do HCM e homens maiores de 14 anos atendidos na Emergência do Hospital de Base (equipe da clínica médica ou da cirurgia, quando houver trauma), seja por demanda espontânea ou encaminhamento.
O registro do Boletim de ocorrências para menores de idade se faz obrigatório, bem como o preenchimento da ficha de notificação compulsória e perícia médica do Médico Legista. Os casos são obrigatoriamente comunicados ao Conselho Tutelar. Os serviços de saúde não substituem as funções e atribuições da segurança pública, como a Medicina Legal, posto que atuam de forma complementar e integrada. 
O registro detalhado da história clínica, exame físico e exames/profilaxia, precisam estar em sistema hospitalar no prontuário do paciente. Após a alta hospitalar a vítima é acompanhada ambulatorialmente para controle e prevenção das consequências físicas, psicológicas e sociais.
Trata-se de um acolhimento multiprofissional, iniciando-se no momento da triagem, garantindo privacidade, confidencialidade e sigilo. Utilizamos sala privativa para este atendimento, e a Psicologia e Serviço Social acolhem a vítima após o atendimento médico e de enfermagem.
Visto a necessidade de fortalecer a sensibilização de todos da equipe de assistência, o serviço de Psicologia está produzindo cartilhas de orientação voltadas para o paciente e para o profissional de saúde.

A violência sexual atinge indiscriminadamente homens e mulheres em qualquer etapa da vida, independente de religião e classe social. Constitui-se em uma das mais amargas expressões de violência de gênero e uma brutal violação dos direitos humanos, sexuais e reprodutivos.

Acesse nossas cartilhas de orientações!

Cartilha sobre violência sexual para adultos 

Cartilha sobre violência sexual para crianças 

Cartilha sobre violência sexual para profissionais da saúde